Reflexão final

O meu primeiro contacto com o MAABE deu-se no passado mês de Novembro de 2009, precisamente no momento da sua primeira divulgação. Apesar de estar noutras responsabiblidades no seio das bibliotecas escolares, não quis perder "o fio condutor à muito esperado". O aparecimento deste modelo, recentemente actualizado, prova um facto: as bibliotecas escolares necessitavam de um "fio condutor" para se afirmarem nos projectos educativos dos respectivos agrupamentos.

Não querendo reacender uma polémica já debatida ao longo desta formação, penso que o facto de nós, enquanto coordenadores das bibliotecas escolares, podermos escolher/estipular qual o domínio a ser avaliado por cada ano escolar também prova que as bibliotecas escolares não saõ todas iguais...mas devem ter o tal "fio condutor" de modo a não perder "o comboio".

Para a aplicação do MAABE a formação é indispensável! O facto de ter aplicado o mesmo no ano lectivo transacto ajudou-me na realização de algumas tarefas, enriquecendo, ao mesmo tempo, preparando as bases para o corrente ano lectivo. No entanto, importa frisar que o inimigo chamado tempo ganhou a guerra, pois não consegui realizar a última tarefa, reconhecendo a pertinência da mesma no contexto desta formação. Como já tive ocasião de dizer numa ou outra reflexão, o processo de auto-avaliação da biblioteca escolar é parte integrante do processo de auto-avaliação do agrupamento. Não é por acaso que alguns dos professores bibliotecários estão também na coordenação dos Planos de Actividades e das Equipas de Auto-avaliação dos respectivos agrupamentos.

Importa referir que irei realizar esta tarefa porque é importante na assimiliação dos conteúdos apresentados e, na minha opinião, mostra uma evolução na presença/participação/envolvência da biblioteca escolar nas comunidades educativas dos respectivos agrupamentos.

No que diz respeito ao portefólio, preocupei-me sobretudo com o que foi dito na apresentação desta formação na 1ª sessão presencial. Contém as dificuldadees, motivações e ligações para os trabalhos realizados, tendo utilizado o "scrib" para as hiperligações. As ligações que apresento identificam e apresentam as instituições e os projectos em que participei/frequentei, tendo em conta as três áreas do Conhecimento, que na minha perspectiva se fluíram muito bem na Rede das Bibliotecas Escolares: Ensino/Aprendizagem, TIC e Biblioteca e Documentação.

0 Response to "Reflexão final"

Enviar um comentário